Publicado em Deixe um comentário

Tribulus Terrestris

O que é tribulus terrestris?

Tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva daninha encontrada em diversas partes do mundo, principalmente no Mediterrâneo. É utilizado para diversas finalidades, sendo o ganho de massa magra e o estimulo sexual as principais. Dentre suas substâncias ativas, destacam-se as saponinas, os alcaloides e os flavonoides. Apesar de não saberem qual destes seria o composto ativo pela sua ação, especula-se que as saponinas sejam as responsáveis.

Qual a relação da tribulus terrestris e a mulher?

Por ajudar na redução dos sintomas da menopausa, a tribulus terrestris é uma forte aliada da mulher. Sem contar que a erva tem forte ação analgésica e pode auxiliar no alívio de dores, inclusive aquelas incômodas dores de cólicas menstruais.

Qual a relação de tribulus terrestris e a testosterona?

testosterona é um hormônio que tem efeitos anabólicos no organismo e é encontrado em grande escala nos homens e em menor quantidade nas mulheres. O aumento da testosterona no sangue promove o ganho de massa muscular. Além disso, a testosterona é responsável pelo desejo sexual.

Supostamente, o tribulus terrestris é capaz de aumentar as concentrações de testosterona, atuando como um adaptógeno. Ou seja, a planta seria capaz de regular a produção de testosterona, aumentando naturalmente a sua produção e liberação quando esse hormônio encontra-se abaixo do esperado, funcionando dentro dos limites naturais do corpo. Um dos mecanismos de ação propostos é de que uma substância encontrada no tribulus, conhecida como protodioscina, aumenta os níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio esteroide, precursor da testosterona.

Quais os benefícios do tribulus terrestris?

tribulus terrestris pode aumentar o desempenho esportivo e aumentar a massa muscular. Também se especula sua ação afrodisíaca, agindo como um viagra natural, ou seja, um estimulante sexual, podendo atuar até mesmo contra a disfunção sexual, principalmente em mulheres pós-menopausa. E, ainda, há alguns estudos mostrando seu efeito na prevenção e tratamento da diabete.

No entanto, nenhum desses efeitos é comprovado cientificamente. Já foram realizadas diversas pesquisas cientificas com tribulus terrestris e os resultados ainda são bastante contraditórios. Alguns estudos isolados até apontam efeitos adversos como toxicidade e ginecomastia. Portanto, ainda não é considerada uma substância segura para uso.

Tribulus terrestris engorda?

Por aumentar a massa muscular e o nível de hormônios de testosterona no organismo, muitos acreditam que essa erva pode ajudar a engordar. Mas o que ocorre é o contrário, pode inclusive ajudar na definição corporal, trocando massa gorda por massa magra. Sem contar que a tribulus terrestris pode contribuir para a redução do “inchaço”. Isso porque a erva possui ação diurética, que ajuda a diminuir e reter líquidos do corpo.

Tribulus terrestris como tomar

A dosagem varia de 250mg a 1500mg de acordo com a posologia de cada fabricante. Porém, há poucos estudos de suplementação isolada de tribulus que avaliem de maneira clara sua indicação e a recomendação diária.

tribulus terrestris efeitos colaterais

Algumas pesquisas isoladas sobre o tribulus terrestres apontam que a planta pode provocar toxicidade e ginecomastia (crescimento de mamas em homens). Pela falta de comprovações científicas que estabelecem as suas doses seguras e efeitos colaterais, é precisa consumir a tribulus terrestris com cautela. E sempre procurar a recomendação de um nutricionista ou médico.

Fonte: natue.com.br

 

Deixe um comentário